terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NOTA DA FIST SOBRE A OCUPAÇÃO E DEFESA DO LANAGRO-RJ

Chamados que fomos pela liderança indígena Guajajara, ajudamos a ocupar o prédio usado pelo laboratório do LANAGRO (Laboratório Nacional Agropecuário), criminosamente desativado pelos governos federal e estadual. Quando nos foi dito que esta ocupação não se tratava de unanimidade nas lideranças indígenas, dela nos retiramos pois apoiamos a causa indígena e sua autodeterminação.

Por falar em LANAGRO, a FIST ingressou com ação popular encabeçada pelo antropólogo e indigenista Douglas Carraro e outros. A desocupação do edifício sede do LANAGRO implicou, de súbito, na interrupção dos serviços de inspeção federal nos alimentos e bebidas disponíveis no mercado, que eram fiscalizados pelo laboratório. Também os equipamentos científicos de alto custo foram transferidos para um depósito na Rua Barão de Teffé, no Centro do Rio, de modo que há 2 (duas) semanas toda a população do Rio de Janeiro e do Espírito Santo está sem o laboratório que realiza os exames indispensáveis à segurança alimentar desses dois estados.

Se, por hipótese, algum fabricante de biscoitos entender agora de misturar asa de barata no chocolate e distribuir esses biscoitos baratos à população, não haverá como fazer um controle pronto e imediato capaz de detectar as partículas de insetos na comida e muita gente acabará comendo alimentos impróprios para consumo humano, ou mesmo animal.

Vale lembrar que o VII Congresso da FIST, realizado na Aldeia Maracanã, antigo Museu do Índio, que englobou o prédio do Ministério da Agricultura, usado pelo LANAGRO-RJ, também muito contribuiu para barrar o despejo das 30 etnias que ocupam a Aldeia Maracanã.